Setembro é marcado, no Brasil, pelas campanhas de conscientização sobre a #SaúdeMental em todos os tipos de ambientes. E em um setor tão desafiador como o marítimo, acreditamos que esta discussão é de ainda maior relevância, pois as tripulações de embarcações – sejam de carga ou de passageiros – estão sujeitas a longos períodos de solitude longe de casa e de seus entes queridos, além de cumprirem rotinas árduas de trabalho.
A questão da saúde mental dos tripulantes
A urgência de desempenho, a necessidade de cumprir prazos, ou mesmo as situações de risco inerentes à profissão podem acarretar uma pressão psicológica intensa sobre o tripulante. Esta pressão, pr sua vez, pode levar a efeitos adversos, como fadiga, dores no corpo, falta de motivação, tristeza, sentimento de culpa, aumento da sensibilidade emocional, e até ideações suicidas.
Assim, de acordo com um levantamento da International Maritime Organization (IMO), é fundamental que toda a tripulação de qualquer embarcação receba níveis adequados de reconhecimento por seu trabalho, valorização pessoal, estímulo mental e físico, e autonomia – condições que apoiam seu bem-estar psicológico e que por isso são essenciais para que todos possam desempenhar suas funções de forma eficaz e segura.
Algumas práticas recomendadas pela IMO que visam promover a saúde mental a bordo incluem:
Comunicação efetiva e empática: Estimular um ambiente onde os tripulantes possam expressar suas preocupações e sentimentos sem medo de julgamento.
- Atenção à saúde mental: Implementar programas de conscientização e monitoramento da saúde mental, com foco no bem-estar emocional da tripulação.
- Oferecer ajuda: Criar um ambiente de suporte onde os tripulantes se sintam seguros para buscar ajuda, além de incentivar líderes a dar o exemplo ao tomar o primeiro passo se forem identificadas alterações comportamentais e de humor nos tripulantes.
- Promover atividades recreativas: Incentivar momentos de lazer e atividades em grupo, como exercícios físicos e jogos, para fomentar a interação e reduzir o estresse.
- Rotinas que considerem o lazer: Seguir um cronograma diário que inclua tempo para trabalho, descanso e lazer, ajudando os tripulantes a manter uma sensação de controle e previsibilidade.
- Prover treinamentos sobre saúde mental: Oferecer capacitações sobre como lidar com estresse, cansaço, ansiedade e burnout, promovendo habilidades para o autocuidado e apoio mútuo entre os membros da equipe a bordo.
Sustentando a saúde mental dos tripulantes
Além das estratégias mencionadas anteriormente, é essencial que embarcações contem com insumos que promovam o bem-estar das pessoas a bordo. E como uma boa dieta sustenta tanto o corpo quanto a mente, a alimentação saudável é um pilar fundamental aqui. É com todo o cuidado pelos tripulantes que a Maritime Ship Service se compromete, todos os dias, a entregar apenas alimentos da melhor qualidade para nossos clientes!
E, se o entretenimento e recreação são vitais para manter felizes as pessoas a bordo, fornecemos também todos os itens que ajudam efetivamente a criar um ambiente de trabalho e convivência mais acolhedor, mais agradável. Livros, jogos e filmes podem ser importantes para aliviar a pressão do dia a dia a bordo.
Com mais de 19 anos de experiência no setor de ship chandler, compreendemos e acolhemos diariamente essas necessidades que fazem toda a diferença nas vidas das tripulações que atendemos, garantindo que eles se sintam valorizados e cuidados.
Você já considerou o impacto dessas pequenas, mas relevantes, questões na rotina de pessoas? Conte com nossa expertise para ajudar a manter o bem-estar a bordo de qualquer tipo de embarcação. Entre em contato conosco e vamos juntos promover um ambiente mais saudável e produtivo!
🔗 sales@maritimess.com.br| +55 82 9.9925-9833
Leia mais neste documento da IMO (documento em inglês):
#SetembroAmarelo #SaúdeMental #ShipChandler #MaritimeShipService #BemEstar #Tripulação #IndústriaMarítima #MentalHealth